Rito de Natal



Hoje ao puxar a carta do dia, mentalizei qual era o arcano que gostaria de aparecer por aqui para um conselho geral para os amigos do Facebook e saiu o Hierofante.
O Hierofante ou Papa simbolizam o religare. O religare significa 'Ligar de novo o humano com o divino'. Não importa se você é pagão, cristão, evangélico, umbandista ou tenha qualquer outro credo.
Joseph Campbell diz que é muito importante você estudar os mitos, eles ensinam que você pode se voltar para dentro e você começa a captar a imagem dos símbolos. O importante, diz ele, é ler mitos de outros povos, não os de sua própria religião em termos de fato. Lendo os mitos alheios você começa a captar a mensagem. O mito o ajuda a colocar a sua mente em contato com a experiência de estar vivo.Lendo os mitos alheios você começa a captar a mensagem, ele lhe diz o que a experiência é.
O Natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Nessa data, os romanos celebravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Eles cultuavam o Deus Sol (natalis invicti Solis), e ainda realizavam dias de festividades com o intuito de renovação.
Outros povos da antiguidade também celebravam a data, seja pela chegada do inverno ou pela passagem do tempo. Então não importa o seu credo. Importa o ritual que você gosta de fazer.
Vejo muitas pessoas dizendo que destetam o Natal, que detestam está época do ano, o que é uma pena.
Eu particularmente, amo está época e adoro todas as suas tradições. Montar uma árvore de Natal com consciência e meditação é muito mais forte do que você possa imaginar. O simbolismo da árvore da vida é antigo e repleto de energia.
É uma época de encontrar os amigos, ver a família, parar para comemorar. Se você não consegue fazer isso, o problema não é a data, mas você.
Muito interessante a mensagem do Hierofante que diz : Faça as coisas com consciência. Seja ético. Como estão suas crenças? Você continua inflexível ou tem a noção exata de que todos os credos devem ser respeitados? Só vale a sua religião e a dos outros não valem nada? Com anda a crise de sua consciência? Está fazendo as coisas direito? É leal com os que te amam? A quem você constrange com seus dogmas?
Fica aqui a reflexão!
Imagem - Hierofante - Pamela - Waite Tarot

Comentários

Postagens mais visitadas