sábado, 24 de maio de 2014

A Roda da Fortuna

A Roda da Fortuna - Spiral Tarot


O destino é o que baralha as cartas, mas nós somos os que jogamos.


Outra carta do Spiral Tarot que eu gostei muito foi o Arcano 10, A  Roda da Fortuna. Vemos as Moiras, a Roda do Destino e o Zodíaco flutuando no Cosmos.



As Moiras Parcas , filhas de Nix, personificavam o Destino, poder incontrolável que regula a sorte de todos os seres humanos, do nascimento até a morte. Nem mesmo Zeus ou qualquer outro deus podia transgredir suas leis, sem por em perigo a ordem do mundo. Seus nomes correspondiam as suas funções: Cloto, a fiandeira tecia o fio da vida de todos os seres humanos. desde o nascimento. Láquesis, a fixadora determinava-lhe o tamanho  e  enrolava o fio, estabelecendo a qualidade de vida qu cabia a cada um. E por último , Átropos , a irremovível, aquela que cortava esse fio, quando a vida que representava chegava ao fim. Como deusas do Destino, as Moiras presidiam os três momentos culminantes da vida humana: o nascimento, o matrimônio e a morte. Seu nome em latim ,"Parca" significa a "parte" de vida , de felicidade, de infortúnio que cabe a cada um de nós. Assim, quando as Moiras decidem que é chegado o momento final, Tânatos analisa e executa a determinação. 

Bibliografia :Mitos Gregos - Geraldo Spacassassi.

Palavras - chave: alterações, sorte, destino, imprevisibilidade.

Segue o teu destino
Rega as tuas plantas
Ama as tuas rosas
O resto é sombra
de árvores alheias

Fernando Pessoa


No plano dos sentimentos amorosos a reflexão de Marta Medeiros é pequena, mas muito oportuna para este Arcano : O Destino decide quem entra em minha vida. Minha atitude decide quem fica.

O Mago

O Mago - Spiral Tarot


Achei lindo o Mago do Spiral Tarot. Ele é representado por Mercúrio/Hermes. Em sua capa estão representados os quatro naipes. Na mão direita o caduceu e de seu dedo indicador esquerdo flui a energia potencial para criar matéria. Na sua cabeça , o símbolo do infinito. É a revelação do irrevelado. A potência energética cria a primeira forma humana e desse primeiro tudo vira.

Mercúrio, deus romano da comunicação, da destreza e do comércio, foi assimilado ao Hermes dos gregos. À semelhança deste, Mercúrio protegia especialmente os viajantes e os comerciantes. Com a helenização da mitologia romana ele passa a ser o mensageiro de Júpiter e a servir-lhe de alcoviteiro em suas aventuras amorosas. O Templo mais antigo de Mercúrio em Roma situava-se nas proximidades de Circus Máximus, centro das atividades comerciais da cidade. Também por seus atributos Mercúrio se assemelhava a Hermes, as sandálias aladas, o chapéu de abas largas e o caduceu, além de uma bolsa usada para guardar dinheiro. Os Lares, deuses das encruzilhadas, eram tidos como os filhos de Mercúrio.  Fonte: Mitos Gregos - Geraldo Spacassassi

Palavras - chave: Iniciativa,  ação, consciência de si mesmo, livre-arbítrio.

 O conhecimento é a chave do sucesso, mas não se iluda de que sabe todas a respostas.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

A Alma Humana

The Tarot of The Sevenfold Mystery - Robert Place

A alma humana conhece o zodíaco inconscientemente: ele é o livro que a alma comeu e está presente e operando "em suas entranhas", no seu íntimo, de onde a torna forte ou fraca, fértil ou árida, fervorosa ou tépida, segundo esteja ela ou não em harmonia com seu conhecimento- impulso.

Fonte: Meditação com os 22 Arcanos Maiores do Tarô - Ed. Paulus

quinta-feira, 22 de maio de 2014

O Ofício do adivinho


Qual é então o ofício do adivinho?

O de um atleta da imaginação. Um equilibrista dos limites entre o conhecido e a conjetura. Um executante que verbaliza intuições, e chega à comunicação por pedaços e fragmentos, porque a sua música não pertence as formas, mas à virtualidade. 

Daí resulta que os oráculos, os tabuleiros e até os instrumentos adivinhatórios
(astrologia, baralhos, varetas) são apenas intermediários de um jogo mais vasto e mais apaixonante, que põe a sensibilidade e a experiência de um homem em contato com a inacabável abundância do imaginário.

Alberto Cousté - Tarô ou a máquina de imaginar.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Sete de Copas

 Sete de Copas - Moroccan Tarot


Será só imaginação?
Será que nada vai acontecer?
Será que é tudo isso em vão?
Será que vamos conseguir vencer?
Renato Russo - Será


Sim, o sete de copas é só imaginação , nada vai acontecer, tudo isso é em vão e você não vencerá.
O Sete de Copas indica que o consulente está submerso no mundo de suas próprias fantasias e ilusões. Tem dificuldade em conectar-se com a realidade e viaja na maionese.
O consulente idealiza o parceiro em uma tiragem afetiva e se ilude.
O consulente idealiza ganhos materiais  e perde seus investimentos em falsos projetos.
Cuidado, o Sete de Copas adverte que viajar na maionese provoca sérios danos a sua saúde material e emocional.

A Sacerdotisa

A Sacerdotisa - Touchstone Tarot


Há algum tempo atrás fui em uma palestra de um tarotista que resolveu abrir  perguntas para uma plateia de estudantes. Um senhor levantou-se e fez uma pergunta ao tarotista que infelizmente e para o meu espanto respondeu que o tarô estava fechado para aquela pergunta. Me lembrei disso ao ler o último livro do Nei Naiff - Tarô, Oráculo e Métodos - Ed. Best Seller.

Por favor minha gente, não existe esse negócio de tarô fechado. O  Tarô estava fechado sim para o próprio tarotista que não estudou ou confiou na sua intuição que falhou. Se você não entendeu a resposta, não minta, pegue um livro e pesquise.
Esse negócio de só se valer de intuição no Tarô é complicado.  A intuição vem acompanhada de muito estudo e prática. A intuição não está a seu favor 24 horas por dia, ainda mais se o tarotista não se cuida energicamente, por este motivo acho fundamental o estudo de técnicas que equilibram o tarotista, tais como radiestesia, yoga, reiki.
Não adianta nada dizer que você é sensitivo e está com seus canais sujos de lama.

Oito de Ouros

Oito de ouros- Touchstone Tarot

O sucesso é dez por cento de inspiração e noventa por cento de transpiração. Mante-la em dia o tornará um mestre em seu ofício. Kat Black

Depois do exito conseguido no Sete de Ouros ( arcano anterior) é natural analisar se vale a pena lançar-se em novos projetos ou consolidar aquilo que você já tem como profissão em uma nova perspectiva . O Oito de Ouros não é um novo aprendizado e sim uma reciclagem de quem já possui uma profissão. Em ambos os casos é necessário reciclar, aprender novas técnicas, novos modelos de produção, atender as novas demandas do mercado de trabalho. Não dá para ficar parado no tempo.
Um bom profissional está sempre se reciclando, investe em cursos, novas técnicas. Como diz José Simão ( jornalista)  quem fica parado é poste!

terça-feira, 20 de maio de 2014

O Julgamento

Dellarocca Tarot

 Precisamos reafirmar a existência e o valor do espírito. Nossa sociedade precisa aprender que existe uma sabedoria maior à espera da nossa paciente investigação, que o homem é um animal espiritual, bem como bioquímico, psicológico, político, social, legal e econômico.

Uma abertura para a dignidade espiritual significa que os dogmas predominantes do materialismo científico e o desespero filosófico, não são os únicos pontos de vista dignos da atenção do erudito, que a crença na realidade da mente e na essência da alma não é uma sentença de inferioridade intelectual e retrocesso científico , que o conhecimento precisa transformar-se em sabedoria. Norman Lamm.

Cavaleiro de Ouros


Quando o Cavaleiro de Ouros desponta em uma jogada indica que é o momento de transformar a energia da matéria em recursos, em trabalho concreto. É o olhar acertado e prático sobre o momento adequado para melhorar a situação econômica ou em ir em busca de um trabalho, de um novo projeto , por exemplo.  É o momento de gerar recursos materiais com a sua própria capacidade e empenho. Não tenha medo dos movimentos da vida que o Cavaleiro de Ouros oferece , tenha sim paciência e determinação e siga em frente.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

O Carro

Jean Noblet Tarot


O Carro, arcano 7 do tarô marca o momento da descoberta do seu próprio desejo ( Caminho do Prazer) . Não existem mais dúvidas e você sabe exatamente o quer, seja o crescimento profissional, uma mudança para outro país ou namorar alguém. O conselho é focar e seguir em frente com coragem e determinação. Independência pede responsabilidade e ação correta, não se esqueça disso e siga em frente!