sábado, 24 de maio de 2014

A Roda da Fortuna

A Roda da Fortuna - Spiral Tarot


O destino é o que baralha as cartas, mas nós somos os que jogamos.


Outra carta do Spiral Tarot que eu gostei muito foi o Arcano 10, A  Roda da Fortuna. Vemos as Moiras, a Roda do Destino e o Zodíaco flutuando no Cosmos.



As Moiras Parcas , filhas de Nix, personificavam o Destino, poder incontrolável que regula a sorte de todos os seres humanos, do nascimento até a morte. Nem mesmo Zeus ou qualquer outro deus podia transgredir suas leis, sem por em perigo a ordem do mundo. Seus nomes correspondiam as suas funções: Cloto, a fiandeira tecia o fio da vida de todos os seres humanos. desde o nascimento. Láquesis, a fixadora determinava-lhe o tamanho  e  enrolava o fio, estabelecendo a qualidade de vida qu cabia a cada um. E por último , Átropos , a irremovível, aquela que cortava esse fio, quando a vida que representava chegava ao fim. Como deusas do Destino, as Moiras presidiam os três momentos culminantes da vida humana: o nascimento, o matrimônio e a morte. Seu nome em latim ,"Parca" significa a "parte" de vida , de felicidade, de infortúnio que cabe a cada um de nós. Assim, quando as Moiras decidem que é chegado o momento final, Tânatos analisa e executa a determinação. 

Bibliografia :Mitos Gregos - Geraldo Spacassassi.

Palavras - chave: alterações, sorte, destino, imprevisibilidade.

Segue o teu destino
Rega as tuas plantas
Ama as tuas rosas
O resto é sombra
de árvores alheias

Fernando Pessoa


No plano dos sentimentos amorosos a reflexão de Marta Medeiros é pequena, mas muito oportuna para este Arcano : O Destino decide quem entra em minha vida. Minha atitude decide quem fica.

Nenhum comentário: