domingo, 5 de maio de 2013

Palestra Gratuita de Cabalá




O domínio de uma sabedoria baseia-se no conhecimento dos códigos que levam à compreensão dos fenômenos aos quais ela se dedica. Numa época como a nossa, na qual a informação circula vertiginosamente , influenciando e moldando a opinião públ
ica sem critério ou rigor, textos e manuscritos antigos sobre a Cabalá são muitas vezes traduzidos e levados a público de forma subjetiva, pouco responsável. Esta conduta dá origem a inúmeros mal - entendidos acerca da índole, do significado e do propósito de um material singularmente rico, e acaba criando e alimentando uma corrente de leitores aficcionados a diversas formas de " misticismo", "ocultismo", " esoterismo", etc. Tais " ismos" , manipulam trechos isolados , incompletos, de textos e códigos referentes ao tema, contribuindo apenas para aumentar a confusão e a desinformação no que diz respeito aos objetivos do trabalho espiritual judaico. - Chaim David Zukerwar

Brilhante e lúcido o texto de Zukerwar. Nós que trabalhamos com o tarô, sabemos a confusão, mesmo que não intencional, de certos ocultistas, que fizeram uma bela salada mista regada a Helmmans Airlines sobre o tarô, cabala, letras hebraicas, etc.
O que eu percebo é que todo mundo fala de Cabalá, mas poucos conhecem realmente o que ela significa. Conhecer a Cabalá também inclui vivência e vejo poucas pessoas com um conhecimento profundo sobre ela.
Cabalá virou moda, Cabalá virou rococó para enfeitar teorias ocultistas em relação ao tarô, por mera vaidade ou realmente desconhecimento.

Conheço o José Arnaldo de Castro há muitos anos. Ele trabalhou no meu Espaço : Oceano - Centro Holístico de Estudos. Vivenciei a Cabalá com ele e aprendi muito.
Infelizmente, me perdi do José Arnaldo, alterações da roda da minha vida, mas como o que é bom volta, encontrei-o de novo. Muito feliz por te-lo reencontrado e mais feliz por trabalhar com ele novamente.

Um bom momento para todos compreenderem de fato o que é a Cabalá. Sejam bem-vindos!

Nenhum comentário: