sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A Força

Tarô Rider - Waite



A Força

Símbolos: uma mulher com uma lemniscata (símbolo do infinito) pairando sobre sua cabeça, um leão.


História: o Louco, após vencer seus inimigos, sente-se arrogante, poderoso, até mesmo vingativo. Ele tem uma louca paixão que mal consegue controlar.Estando nesse estado ele encontra uma donzela lutando contra um leão. Correndo para ajudar, ele chega a tempo de vê-la fechar a boca do leão, gentilmente, porém com firmeza. Na verdade, a fera, que parecia tão selvagem e violenta, estava agora completamente controlada.

Impressionado, o Louco pergunta a ela, “Como você conseguiu isso?” Com uma mão na juba do leão, ela responde, “Força de vontade. Qualquer fera, não importa o quão selvagem seja, recuará ante uma vontade superior.” Naquele momento, a Donzela encontra os olhos do Louco; mesmo jovem, seu olhar é cheio de um grande poder. “Da mesma maneira,” ela diz a ele, “temos muitos impulsos sem valor dentro de nós. Não é errado tê-los, o errado é ser controlado por eles. Somos humanos, não somos feras, e podemos controlar tal energia, podemos usá-la para propósitos mais elevados.” Sua raiva desapareceu, e o Louco, esclarecido, faz uma saudação e vai embora sabendo que não fora somente o leão que fora amansado pela pura e inocente força daquela Donzela

Significado: assim como seu signo, Leão, esta é a carta da coragem e da energia. Ela representa tanto a energia vibrante do leão quanto a vontade inabalável da Donzela. A Donzela inocente é destemida e invencível. Em algumas cartas ela abre a boca do leão, em outras ela fecha. De qualquer maneira, ela prova que a força interior é mais poderosa do que força física pura, que forças podem ser controladas e usadas para alcançar a vitória. É uma mensagem parecida com a do Carro, provavelmente por isso que, em alguns baralhos, a carta de número oito é a Justiça ao invés de ser a Força. Esta carta diz ao consulente que ele não só pode controlar a situação, como também pode controlar a si mesmo. É uma carta sobre administração da raiva e dos impulsos, sobre respostas criativas, liderança e manutenção da honra de alguém. Também pode significar um amigo leal.

Observações: Wang, no “Qabbalistic Tarot”, apresenta a carta da Força como uma Donzela Virgem cuidando de uma chama sagrada. E essa é, na minha opinião, uma das melhores interpretações. O fogo é algo amedrontador, quente, incandescente, que pode muito facilmente sair do controle. Mas em alguma parte do caminho perdemos nosso medo – e não nosso respeito – pelo fogo. E, com vontade e inteligência, o transformamos em uma ferramenta. Pode-se dizer ao consulente que, tanto controlando o fogo ou amansando um leão, ele sofrerá queimaduras ou será arranhado antes de atingir o objetivo. A mensagem principal da carta é sobre não desistir. Ter a coragem de persistir até que se tenha sucesso, com fé e otimismo no seu objetivo.






A Roda da Fortuna

Tarô Rider - Waite
A Roda da Fortuna

Símbolos: uma roda girando no sentido horário, com figuras ou animais subindo e descendo. O baralho de Waite inclui ainda letras hebraicas e símbolos alquímicos. Freqüentemente aparece uma esfinge colocada sobre a roda.


História: de seu esconderijo para a luz do sol aparece o Louco, como se puxado para cima de um ponto baixo e escuro da roda. É hora de uma mudança. Com seu bastão na mão, ele volta a encarar o mundo, sem expectativa alguma. Mas, estranhamente, coisas boas começam a acontecer à medida que as horas passam. Ao vagar perto de uma roda d’água, uma mulher lhe oferece uma bebida em um cálice de ouro, e pede que ele fique com o cálice, pois ela gosta dele; ao vagar perto de um moinho de vento, ele vê um jovem brandindo sua espada;
quando ele expressa sua admiração pela arma, o jovem entrega-lhe e espada em mãos, insistindo para que ele fique com ela. E finalmente, ao encontrar um rico mercador perto de uma das rodas, recebe uma sacola de dinheiro. “Eu gosto de dar dinheiro”, explica o Mercador, “e decidi, ao acaso, que daria esse dinheiro à décima pessoa que passasse hoje por mim. Bem, você foi a décima pessoa.” O Louco pensou que nada mais o poderia surpreender, mas estava errado. Foi como se ele estivesse sendo retribuído por todas as coisas boas que ele fez durante sua vida, em triplo. Toda a sorte do mundo hoje é dele.

Significado: tendo Júpiter como planeta regente, a Roda da Fortuna fala de coisas
grandes, felicidade, mudanças. Geralmente boa sorte. Quase todas as definições
dessa carta indicam abundância, felicidade, elevação, sorte. Uma mudança pode
acontecer ao acaso, trazendo muita alegria.

Observações: assim como o Tarot é sobre o que o consulente pode fazer para mudar sua vida ou a si mesmo, existem algumas cartas que indicam que algumas vezes você simplesmente dá sorte. Essa carta indica movimento, mudança e evolução, mas seu significado primordial diz que tais mudanças aparecem do nada, são lances de sorte.O consulente irá conseguir aquele dinheiro, aquele trabalho, aquela promoção, aquela pessoa especial, aquela mudança que ele vem esperando. Chame de pagamento kármico por todas as boas coisas que ele fez na vida, de destino ou simplesmente de sorte. Independente do que aconteceu, foi algo ganho.