sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A Força

Tarô Rider - Waite



A Força

Símbolos: uma mulher com uma lemniscata (símbolo do infinito) pairando sobre sua cabeça, um leão.


História: o Louco, após vencer seus inimigos, sente-se arrogante, poderoso, até mesmo vingativo. Ele tem uma louca paixão que mal consegue controlar.Estando nesse estado ele encontra uma donzela lutando contra um leão. Correndo para ajudar, ele chega a tempo de vê-la fechar a boca do leão, gentilmente, porém com firmeza. Na verdade, a fera, que parecia tão selvagem e violenta, estava agora completamente controlada.

Impressionado, o Louco pergunta a ela, “Como você conseguiu isso?” Com uma mão na juba do leão, ela responde, “Força de vontade. Qualquer fera, não importa o quão selvagem seja, recuará ante uma vontade superior.” Naquele momento, a Donzela encontra os olhos do Louco; mesmo jovem, seu olhar é cheio de um grande poder. “Da mesma maneira,” ela diz a ele, “temos muitos impulsos sem valor dentro de nós. Não é errado tê-los, o errado é ser controlado por eles. Somos humanos, não somos feras, e podemos controlar tal energia, podemos usá-la para propósitos mais elevados.” Sua raiva desapareceu, e o Louco, esclarecido, faz uma saudação e vai embora sabendo que não fora somente o leão que fora amansado pela pura e inocente força daquela Donzela

Significado: assim como seu signo, Leão, esta é a carta da coragem e da energia. Ela representa tanto a energia vibrante do leão quanto a vontade inabalável da Donzela. A Donzela inocente é destemida e invencível. Em algumas cartas ela abre a boca do leão, em outras ela fecha. De qualquer maneira, ela prova que a força interior é mais poderosa do que força física pura, que forças podem ser controladas e usadas para alcançar a vitória. É uma mensagem parecida com a do Carro, provavelmente por isso que, em alguns baralhos, a carta de número oito é a Justiça ao invés de ser a Força. Esta carta diz ao consulente que ele não só pode controlar a situação, como também pode controlar a si mesmo. É uma carta sobre administração da raiva e dos impulsos, sobre respostas criativas, liderança e manutenção da honra de alguém. Também pode significar um amigo leal.

Observações: Wang, no “Qabbalistic Tarot”, apresenta a carta da Força como uma Donzela Virgem cuidando de uma chama sagrada. E essa é, na minha opinião, uma das melhores interpretações. O fogo é algo amedrontador, quente, incandescente, que pode muito facilmente sair do controle. Mas em alguma parte do caminho perdemos nosso medo – e não nosso respeito – pelo fogo. E, com vontade e inteligência, o transformamos em uma ferramenta. Pode-se dizer ao consulente que, tanto controlando o fogo ou amansando um leão, ele sofrerá queimaduras ou será arranhado antes de atingir o objetivo. A mensagem principal da carta é sobre não desistir. Ter a coragem de persistir até que se tenha sucesso, com fé e otimismo no seu objetivo.






Nenhum comentário: