quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O Imperador

Rider - Waite  Tarot


O Imperador

Símbolos: trono, cabeças de carneiro, globo e cetro. Ás vezes uma águia.


História: o Louco recebeu opções do Mago e decidiu com a ajuda da Papisa. Aprendeu a desenvolver seu caminho com a ajuda da Imperatriz. Agora ele deve
trabalhar para conseguir seu objetivo. Como conseguir? Ele aproxima-se de um grande Imperador sentado em um trono de pedra. O Louco espanta-se com a maneira como o Imperador guia seu império, avidamente obedecido em cada pequeno detalhe.
Respeitosamente, ele pergunta ao Imperador como ele consegue fazer isso. E o Imperador responde:

“Vontade inabalável e uma base sólida. Não há problema”, ele explica ao Louco, “em ser sonhador, criativo, instintivo e paciente; mas para controlar deve haver alguém alerta, bravo e agressivo”.
Agora pronto para guiar ao invés de ser guiado, o Louco segue com novo propósito e direção.

Significado: como Áries, o carneiro, o Imperador naturalmente segue a Imperatriz
grávida. Áries é a criança, o primeiro signo do zodíaco. Como uma criança, é cheio de entusiasmo, energia, vontade. Ele é direto, sincero e geralmente irresistível.
Infelizmente ele pode também ser um tirano. Impaciente, exigente, controlador. Na melhor das circunstâncias, ele é o líder que todos querem seguir, sentado em um trono que indica a base sólida do império que ele criou, que ele ama e governa com inteligência e entusiasmo. Mas o trono pode também ser uma armadilha, uma responsabilidade que faz com que o Imperador sinta-se impaciente, entediado e descontente.

Observações: a carta do Imperador é a carta que diz quem é que manda. É uma
questão importante. O significado da carta inclui estar no controle de seu ambiente, seu corpo, seu temperamento, seus instintos, sua vida amorosa. Não é hora de submeter-se ao subconsciente, não é hora de deixar-se ser controlado pelas vontades e necessidades dos outros. É a carta que permite ao consulente ser agressivo, bravo, destemido e tomar o controle. O Imperador poder ser o pai ou uma figura paterna, líder ou empregador, tanto um rei carismático como um tirano exigente. Se a carta refere-se ao consulente, ele deve pensar se seu império não se tornou um fardo indesejado, e se ele não se tornou um mau líder, exigente, irracional, infeliz. Talvez seja hora de abdicar do trono.


Bibliografia : Tradução do http://www.aeclectic.net/tarot/ -
Imagem: http://www.albideuter.de/html/waite_4.html