sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A Imperatriz

A Imperatriz - Tarot Rider - Waite

A Imperatriz

Símbolos: um vestido decorado com romãs, uma coroa de estrelas, um bastão, um escudo em forma decoração com o símbolo de Vênus, um campo de trigo.

História: tendo decidido qual aspecto seu futuro irá tomar, o Louco segue em frente. Contudo ele está impaciente para fazer de seu futuro uma realidade.Então ele encontra a Imperatriz. Cabelo dourado como o trigo, uma coroa de estrelas, um vestido branco pontilhado com romãs. Ela descansa em seu trono cercada por grãos abundantes e um jardim exuberante. Possivelmente ela está grávida*. Ajoelhando-se, o Louco conta a ela sua história. Ela retribui com um sorriso maternal e gentilmente lhe dá o seguinte aviso: “Uma nova vida, um novo amor, uma nova criação, é frágil como um grão recém - plantado ou uma criança ainda no útero. Requer um solo fértil, paciência e cultivo, necessita de amor e atenção. Apenas essas coisas farão com que se realize”.

Finalmente entendendo que seu futuro levará tempo para ser criado e construído, o Louco agradece à Imperatriz e segue seu caminho.

*Grávida: no Tarot de Rider-Waite ela não aparece grávida, mas em baralhos mais antigos sim. É um símbolo apropriado para esta carta.

Significado: a Imperatriz é uma criadora, seja de vida, romance, arte ou negócios. Enquanto o Mago é a centelha primária, a concretização da idéia, e a Papisa é aquela que dá forma à idéia, a Imperatriz é o útero onde a idéia gesta e cresce até estar pronta para nascer. Por isso seu símbolo é Vênus, deusa das coisas belas e do amor.

No entanto, a Imperatriz está mais para Demeter, deusa da abundância, do que para a sensual Vênus. É ela quem fornece as dádivas terrestres, mas ao mesmo tempo pode reter essas dádivas furiosamente, como Demeter fez quando sua filha, Perséfone, foi raptada. Em fúria e tristeza, ela manteve a Terra árida até sua criança voltar para ela.

Observações: a carta da Imperatriz é um dos arcanos mais fáceis de se interpretar.

Ela é a mãe. Geralmente é a mãe no bom sentido, paciente, amorosa, doadora,generosa. Se for definida como o consulente, pode-se dizer que a pessoa está se sentindo como se fosse uma mãe no momento, preocupada com suas crianças; novos negócios, novas criações, novos romances. Homem ou mulher, preocupa-se e quer resolver cada pequeno problema. Se for uma pessoa relacionada ao consulente, bem, provavelmente é sua mãe, ou alguém que age como tal.

É claro, a Imperatriz pode ter os piores aspectos da mãe protetora: não sabe respeitar a liberdade, é sufocante, possessiva e tem ciúmes daqueles que querem levar seu “bebê” embora. É importante lembrar ao consulente que uma planta pode morrer por excesso de água tão facilmente quanto por falta dela.

A carta diz ao consulente que se ele quer que seu novo romance, nova carreira, novo negócio ou nova criação se desenvolva totalmente, ele tem que ser atencioso, mas tem que deixar que dê os primeiros passos sozinho, quando chegar a hora. Acima de tudo, como qualquer mãe grávida ou bom jardineiro, tem que ser paciente. Todas as coisas necessitam de tempo para gestar e florescer.


Bibliografia: Tradução do site : http://www.aeclectic.net/tarot/ 


Nenhum comentário: