quinta-feira, 8 de julho de 2010




Workshop de Tarô em Belo Horizonte

Aprofundamento do Método Mandala em Belo Horizonte

Facilitadora:Vera Chrystina da Costa Santos, taróloga e astróloga em São Paulo (SP)
Data: 21 de agosto de 2010
Horário: 10:00 às 18:00 (com intervalo para almoço)
Local: Rua Rio Grande do Norte, 694 - sala 501 - Funcionários - Belo Horizonte
Investimento:R$250,00 à vista ou duas parcelas de R$130,00, a primeira no ato da inscrição e a última até 18 de agosto.
Objetivo:ampliar o entendimento do método, abordando derivação das casas, identificação de magia, karma, temporalidade, ritmo de leitura e outras possibilidades no entendimento da tiragem.

Mais informações: pelos telefones 9635-2255 (Rogério) ou e-mail rabnovo@yahoo.com.br ou luciene.taro@gmail.com


Vagas Limitadas

Abração no6,
Rogério Novo

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Tarô no Orkut


É dramática a situação dos estudos de tarô dentro das comunidades do Orkut. O que eu percebo é que quando não existe o entendimento do funcionamento de um Arcano no seu sentido primordial e o respeito a um método adequado, essas Comunidades em vez de auxiliarem, trazem mais caos aos estudos de tarô.
Como sempre, o problema não é o tarô, mas, as pessoas que fazem uso dele.
Geralmente, quando um método não é compreendido, buscam-se variações do mesmo, são feitas somas ocultas e outros recursos que demonstram claramente a um tarólogo bem treinado, que alguma coisa está errada.
Nas comunidades do Orkut, o tarólogo responsável por sua comunidade, tem que preservar sua metodologia e entendimentos dos símbolos, já que os membros são diversos, de escolas diferentes ( Cabalista, Mitológica e Simbólica). Isso é necessário, para que os estudos de tarô não confundam ainda mais os estudantes em geral. Neste ponto, considero que o Orkut, mais atrapalha do que esclarece.
Muitos leigos valem-se dessas comunidades para iniciar seus estudos, o que não é apropriado dado à diversidade de pensamentos.
O Método Peladan, dentro dessas comunidades virou uma piada. Como existem variações do mesmo, é óbvio que o significado de um arcano mude sua linguagem dentro do plano perguntado.
Aquele que deseja estudar o tarô com objetividade precisa ler bons livros e procurar um professor em que confie para ampliar os seus horizontes.
Não bastasse todo essa loucura, da não compreensão da linguagem simbólica e da metodologia, alguns membros tem a má – educação de desprezar os grandes mestres atuais e antigos do tarô, invalidando todo um saber que foi transmitido.

Eu, particularmente, tenho um profundo respeito, um profundo amor, aos meus professores e sou eternamente grata por tudo o que me ensinaram. Sem eles, eu não seria quem sou hoje. E esse respeito não se estende apenas aos professores que tive em aulas presencias, mas, também a professores que me ensinaram muito com seus livros, mesmo que eu nunca os tenha visto olho no olho.

Uma das maneiras clássicas, quando não se entende o método é meter o pau em professores , dizerem que eles engessam os estudos do tarô. Cabe aqui também citar, a defesa esdrúxula, de dizer que o Tarô é livre e o sujeito pode ler o que quiser. Vão nessa, meus queridos leitores!

Isso pode ser feito se você não for um profissional da área e é apenas um curioso no assunto.



Se o tarô é uma linguagem simbólica é necessário estudo e compreensão dos símbolos e principalmente compreensão da escola em que aquele tarô foi desenhado. No Tarô de Marselha, a Sacerdotisa não representa a Mãe e sim a avó. Na Idade Média, quando uma criança nascia, era a avó a primeira a cuidar do rebento. A maternidade neste tarô é representada pela Imperatriz e não pela Sacerdotisa. O Tarô de Marselha reflete as atitudes da sociedade naquela época e contexto.
Em outros tarôs essa concepção pode mudar e aí se cria todo um caos simbólico.
Outro ponto é que o tarô possui um encadeamento simbólico que não pode ser ignorado. Ele conta a estória do homem desde o seu nascimento até a sua morte e libertação. As cartas não estão tão soltas assim.
Voltando ao Método Peladan, sugiro muito cuidado com as variações. Algumas não dão certo. Se você, meu querido leitor e amante do Tarô, optar por uma, continue com ela até o fim e verifique por experiência própria se ela realmente funciona.
O ruim dessas variações é que o cérebro guarda aquilo que foi visto pela primeira vez, então seja exigente e procure um professor ou um método sério para que depois os seus neurônios não queimem.
Um dos outros problemas dos estudos de tarô hoje em dia é que a turma da Velha – Guarda, muitas vezes por ter aprendido o tarô da maneira antiga, sem todos os conhecimentos de hoje, tem dificuldade de largar aquilo que já está embutido. Ora, o conhecimento não é estático, muito pelo contrário. Em alguns momentos as teorias podem ser boas e em outros, um novo dado é integrado e muda o panorama em geral. Isso acontece com a ciência, que se diz sabedora de tudo.
Na minha comunidade de Tarô no Orkut, aconteceu um fato que apesar de gerar muitas celeumas, para mim foi gratificante. A pergunta era se a pessoa em questão estava grávida, eu disse que não, usando o método Peladan que eu adotei e ensino aos meus alunos. Só que a consulente estava grávida. E agora, eu pensei? O que está errado?
E refazendo uma série de pesquisas, percebi que nas comunidades, o método Peladan foi mudado novamente, ou seja, inocência minha de não ter verificado as alterações que são passadas em outras comunidades. Mudado, não é a palavra certa, o Peladan que respondeu sim a gravidez tem as casas lidas completamente diferentes. Neste caso, a casa 1 é lida como o consulente frente a questão, totalmente diferente de como eu uso o método Peladan. Fora esse detalhe, a pergunta foi feita com o Tarô de Crowley, que vê no Pendurado gravidez?
Ora, quem me conhece sabe que eu sigo a linha do Nei Naiff e o método divulgado por ele em seu livro, não é o método dele, como muitas pessoas acham e metem o pau e sim do próprio criador, Josephine Peladan.
O que eu tirei dessa lição é que em mundo virtual, todo o cuidado é pouco e não é um dos melhores lugares para se estudar o tarô ou passar conhecimento.
É por este motivo que o Nei Naiff fica longe delas! Sábio Nei Naiff!
E eu nunca mais responderei perguntas na minha comunidade, regra que sempre segui.
Posto aqui o método Peladan que eu sigo e por uma série de constatações funciona muito bem, desde que se conheça profundamente a qualidade simbólica do Arcano e o seu caminho de fundo, não só dos Arcanos Maiores, como  dos  Arcanos Menores:
Peladan

Um dos raros métodos de origem conhecida, foi desenvolvido pelo abade francês Josephin Peladan (1850 - 1915 ), fundador da Ordem Cabalística Rosa Cruz (1833, Paris - França). Baseado no símbolo da cruz, método excelente para perguntas objetivas temporais, reporta-se as potencialidades presentes e futuras da questão formulada;durante o século XX houve muitas variações deste método, o original ainda continua mais claro e abrangente nas respostas. Neste método, utilizam-se 5 cartas ou 10 ( 5 arcanos Maiores e 5 Menores) lendo a situação presente ( 1 - 2 ), a caminho do futuro ( 3-4) e a visão do cliente (5)


3

1 5 2

4

Casa 1 - Positivo. O que está favorável no presente?
Positivo no sentido de operante, de ativo.
Ex: pergunta de ordem material - cai o 12 ( O Pendurado) - indicaria que existe impossibilidade ou obstáculos intransponíveis no momento, talvez negasse a pergunta de imediato.Se houvesse o arcano 7, o Carro, revelaria que há muitas perspectivas favoráveis no momento, tudo estaria bem posicionado.

Casa 2. Negativo. O que não existe?
Negativo de não existir, estar passivo. Por exemplo : focalizando a quastão anterior se caísse o Pendurado aqui nessa casa indicaria que não existe nenhum problema ou obstáculo no momento (qualidade inexistente da questão), observe que nesta posição ele se tornou benéfico.Se fosse o arcano 7 revelaria que não há perspectivas favoráveis no momento: não há determinação, falta dinamismo, observe que o arcano se tornou maléfico.

Casa 3. Caminho. Qual a direção que a questão irá tomar?
Esta casa mostra como será o desenvolvimento da questão do momento do jogo até a data solicitada (Método temporal). Por exemplo: uma questão sentimental - arcano 1 , O Mago indicaria que a partir daquele momento até a conclusão dos fatos haverá muitas expectativas e desejos, se fosse a Temperança (14), revelaria que o desenvolvimento seria enfadonho e tedioso, mas sem nenhuma definição emocional

Casa 3. Caminho. Qual a direção que a questão irá tomar?
Esta casa mostra como será o desenvolvimento da questão do momento do jogo até a data solicitada (Método temporal). Por exemplo: uma questão sentimental - arcano 1 , O Mago indicaria que a partir daquele momento até a conclusão dos fatos haverá muitas expectativas e desejos, se fosse a Temperança (14), revelaria que o desenvolvimento seria enfadonho e tedioso, mas sem nenhuma definição emocional a curto prazo.

Casa 4 - Resultado. Como será o produto final?
É absolutamente errado observar imediatamente o arcano desta posição quando se abre esse jogo, porque nem sempre ele é verdadeiro.Somente as cartas anteriores indicando através dos arcanos as realizações, possibilidades ou aberturas é que a casa 4 terá seu valor confirmado.Não se iluda se encontrar nesta casa o arcano 19, O Sol, pois ele poderá ser nulo, por exemplo , se na casa 1 ou 3 estiver o Pendurado.

Casa 5 - Síntese . Como o consulente se encontra perante a questão?
Nessa casa também encontramos erros de interpretação pois não se pode observá-la como uma continuidade da casa 4. O arcano desta posição somente revelará a atitude do consulente ou o que significa para ele o que perguntou, é a origem da pergunta. Se por acaso saísse a Torre ou a Morte, indicaria que a realização da pergunta seria uma grande mudança na vida da pessoa e que ele estava ciente disso!

Curso Completo de Tarô - Nei Niaff - Ed. Nova Era




terça-feira, 6 de julho de 2010

Hai - Kai - Paulo Leminski

 A Estrela


A estrela cadente
me caiu ainda quente
na palma da mão.


 Paulo Leminski

Hai - Kai - Paulo Leminski

 Reis de Espadas







Carta ao Acaso

a carta do baralho
grande gilete
corta sem barulho
o olho do valete
o rei a fio de espada
a água e a farinha
uma só passada
a espada na rainha


Hai - Kai - Paulo Leminski

 Três de Copas

Jardim da minha amiga
todo mundo feliz
até a formiga.

Paulo Leminski

Hai - Kai - Paulo Leminski

Quatro de Copas

vazio agudo
ando meio
cheio de tudo
Paulo Leminski

Hai - Kai - Paulo Leminski

A Roda da Fortuna

não discuto
com o destino
o que pintar
eu assino.

Paulo Leminski