sábado, 24 de abril de 2010

Dez de Paus

Rider - Waite

No Dez de Bastões, vemos uma figura inclinada tentando carregar dez varas pesadas. Elas tapam tanto o caminho a sua frente que ele nem mesmo consegue ver para onde está indo. Não existe nada para este homem exceto suas cargas e responsabilidades. Quão verdadeira é esta situação para muitos de nós hoje em dia! Nos responsabilizamos muito, tentando fazer todas as coisas que precisam ser feitas. Pensamos que se podemos esperar até o fim de semana (ou férias, ou fim do semestre) para então podermos finalmente relaxar. O fim de semana vem, e a sobrecarga continua.

Nas leituras, o Dez de Bastões pode ser um sinal de que você está se pressionando duramente. Se seus dias são ciclos infinitos de obrigações e tarefas, então precisa se aliviar, para melhorar sua saúde e bem-estar. Corte os excessos e fique apenas com aquelas atividades que te dão prazer. Se você ama seu trabalho, mas ele te consome, talvez possa se focar apenas em uma área. Equilibre sua vida com outros interesses.

Também pode significar tempos em que você tem que assumir a maior parte da responsabilidade. Você pode ter sido repreendido ou te deixaram assumir as conseqüências de atos alheios. Por outro lado, pode ser obrigado a dar um passo adiante e tomar o fardo para si porque é o único suficientemente capaz. Com ou sem razão, o fardo recairá sobre você.

O Dez de Bastões indica que por um tempo a sua vida será mais dura do que comumente é. Você terá uma luta difícil para conseguir cada pequena vitória. A cada passo sentirá o esforço. Quando aparecer esta carta em seu jogo, seja benevolente consigo mesmo. Torne mais leve toda a sobrecarga que puder, e deixe os outros te ajudar. Você não é obrigado a lidar com tudo sozinho. 





Nenhum comentário: