quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Dez de Espadas

O Dez de Espadas aparenta ser uma carta de desgraça terrível, mas, surpreendentemente, não é. Costuma representar problemas que são mais melodramáticos do que reais. O homem nesta carta tem várias espadas cravadas em suas costas. Uma não seria o suficiente? Dez não é um pouco excessivo? Talvez o sofrimento deste cavalheiro – apesar de sincero – é exagerado também.
Um significado do Dez de Espadas é chegar ao mínimo. Quando um desastre segue outro, nós nos sentimos devastados no começo, mas no fim da contas desistimos de lutar e sorrimos do acontecido. É tão ruim que chega a ser engraçado! Nos filmes, o herói diz, "O que mais pode acontecer de errado comigo?" e sabemos que é um sinal de que um balde de água vai cair em sua cabeça. Quando aparecer o Dez de Espadas, saiba que o ultimo balde já caiu, e você pode esperar uma mudança para melhor.
Esta carta também aparece quando você, mentalmente, se sente como vítima. Você está certo que todos estão te pisando, justamente para tornar sua vida mais difícil. É como se a figura do homem na carta levantasse a cabeça e dissesse: "Se você pensa que está mal... corte seu dedo. Tenho dez espadas em minhas costas – dez!" Então ele despenca sua cabeça para trás com um suspiro. Quando nos sentimos vítimas, acreditamos que tudo está horrível, sem esperança e impossivelmente injusto.
Ser um mártir é também a atividade favorita do Dez de Espadas. Neste caso, o homem diria com um frágil aceno de mão: "Não... você pode continuar. Divirta-se. Não pense em mim. Eu apenas permaneço aqui, com dez espadas em minhas costas... Mas quero que se divirta sozinho". Ser um mártir, neste caso, não é o mesmo que fazer um sacrifício pelos outros sem esperar retorno. Com esta carta, ambos são possíveis, mas fazer uma boa ação está além de buscar satisfação própria neste ato.
A carta não pretende lançar luz às desgraças porque, é claro, há muitas tragédias reais no mundo. Algumas vezes o Dez de Espadas indica tristes acontecimentos, mas que você já conhece. Não há nenhum sentimento alegre em seu coração. Na maioria daz vezes o Dez de Espadas traz uma luz.
É como se seu Guru Interior gentilmente o iludisse sobre como você maneja sua própria história de tristeza. Quando vê o Dez de Espadas, cheque sua atitude e saiba que alcançou o ponto onde as coisas definitivamente começam a melhorar.
Tradução : http://www.learntarot.com/
Ilustração: 
http://taroteca.multiply.com/photos/album/197/New_Vision#photo=91.jpg


Um comentário:

Roberto Freire disse...

Este com certza deve ser um dramático tipo quatro do Eneagrama!