quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Cinco de Copas

Taroteca




O Cinco de Copas fala sobre perdas. Nesta carta, vemos a figura vestida de preto e coberta de sofrimento. Ele não consegue olhar o que contém ao redor. O Cinco de Copas se refere ao momento quando a dor da perda está no auge. O homem olha apenas para as taças a sua frente. Por hora, não consegue reconhecer as duas atrás. Mais tarde, quando a ferida estiver cicatrizada, estará apto para ver aquelas que faltam.
Nas leituras, é um alerta para a possibilidade de perda associada às emoções - mágoas, arrependimentos, recusas. Pode ser grande ou pequena. Pode ser tangível (dinheiro, posses, relacionamentos, trabalho), ou intangível (sonhos, oportunidades, esperanças, reputação). Se ainda não sente o que esta carta representa, use-a como um aviso para te ajudar a evitar a perda, ou pelo menos reduzi-la.
Você pode sentir-se desencorajado por esta carta, mas ela tem seu lado positivo. Toda perda abre novas possibilidades de crescimento porque todas iniciam mudanças. Perdas doem por causa da nossa resistência emocional a essas mudanças. Não importa o quanto aceitamos racionalmente que devemos deixar a correnteza nos levar, se essa vazão nos separa do que amamos, nosso sentimento diz: “Não!”.
Na história do “Zen Flesh, Zen Bones”, o mestre Hakuin é falsamente acusado de ser o pai de uma criança. Sua reputação no vilarejo é arruinada, mas ele aceita a perda e cuida da criança por um ano. Repentinamente, o pai real aparece, e ele de bom grado devolve a criança, aceitando a perda de novo. Nós não somos como os mestres Zen, não podemos dar vazão aos sentimentos de forma plácida, mas podemos aprender com essa história. Quanto mais nos esforçamos para nos agarrar ao que se foi, mais sofremos. 


Tradução: Learning Tarot
http://www.learntarot.com/




4 comentários:

Emanuel disse...

Você chegou a ver minha postagem sobre essa carta? http://conversascartomanticas.blogspot.com/2009/08/e-magoa.html
Abraços!!!

Vera Chrystina disse...

Oi Emanuel,

Parabéns pelo Blog! O Cinco de Copas não é fácil...Mas, tudo passa, apesar dos pesares...

Um beijo!

Anônimo disse...

Parabéns pelas interpretações, tirei essa carta ontem quando meu parceiro foi seguir a vida dele sem mim, por minha decisão, e me senti exatamente como a figura, uma mistura de arrependimento com falta de confiança

Vera Chrystina disse...

Todos os Cincos falam de crises. Entre na dor e depois saia dela.

Um beijo!