sexta-feira, 2 de maio de 2008

Tarot of the Pirates











" O Tarô é um conjunto de figuras que exprimem simbolicamente o trabalho do homem para realizar sua evolução, ou seja, para atingir os fins inscritos em seu destino, evolução que exigirá dele lutas, esforços, alegrias e sofrimentos conforme ele se ajustar ou não as leis universais...O Tarô é um vibrador universal e se transforma em fonte de energia pela projeção fluídica de nosso pensamento...Ao fornecer as chaves simbólicas das leis universais que presidem os destinos do homem, o tarô permite que se faça a associação de correntes e consequentemente, permite prever certos acontecimentos por analogia ou afinidade"

Paul Marteau - Tarô da Marselha - Ed. Objetiva

quarta-feira, 30 de abril de 2008

A MORTE


MORTE
• FIM
• TRANSIÇÃO
• ELIMINAÇÃO
• FORÇAS INEXORÁVEIS

AÇÕES


fim
fechar uma porta e abrir outra
terminar alguma coisa
completar um capítulo
concluir negócios interminados
mandar o passado embora
estar numa encruzilhada
passar por uma transição
mudar de status
mover-se do conhecido para o desconhecido
estar exposto ao acaso
esperar no meio de uma situação
estar no meio
eliminar os excessos
eliminar o que não é necessário
livrar-se de velhas atitudes
ficar “no osso”
concentrar-se no inicial
voltar às bases
experimentar forças inexoráveis
estar no curso de uma mudança envolvente
ser pego pelo inescapável
passar por uma experiência que não pode evitar
fazer parte de um poderoso movimento
tomar as rédeas do seu destino
aceitar o inevitável

DESCRIÇÃO

Morte! Realmente, uma poderosa energia. Quem consegue olhar no escuro, o esqueleto da figura na Carta 13 e não sentir um desconforto? Aqui vemos a face de nosso medo profundo – nosso grande desconhecido. Nós recuamos diante da Morte porque pensamos que ela é a aniquilação. No tarot (e na vida, eu diria) a Morte não é o fim permanente, mas uma transição para um novo estágio. A vida é eterna em sua essência, mesmo que não seja em sua forma. Para crescer, para mover, para viver – nós devemos "morrer" no velho para poder nascer no novo.
É um truísmo no tarot trabalhar de forma que a Carta 13 raramente não tenha nada a ver com a morte física. Um tarólogo responsável nunca a interpreta desta maneira porque esta visão é muito limitada. A Morte não é algo que acontece apenas em nossos corpos. Ela acontece continuamente, em muitos níveis e não apenas no físico. Em cada momento nós morremos no presente para que o futuro possa se desvelar.
Nas leituras, freqüentemente representa um fim importante que iniciará uma grande mudança. É o sinal do fim de uma era; um momento quando uma porta se fecha. Em tais ocasiões, pode haver tristeza e relutância, mas também alívio e sentimento de completude. A Morte também sugere uma volta aos princípios. Morrer como uma forma de se concentrar no que é importante. Esta carta te lembra de cortar o que é desnecessário. Também pode significar que você experimentará uma força inexorável. A Morte é inevitável, e algumas vezes há eventos que são inescapáveis também. Quando esses momentos ocorrem, a melhor maneira é lidar com seu destino e ver aonde ele vai te levar.

Tradução do Learning Tarot

O PENDURADO


O PENDURADO

• DEIXAR TUDO DE LADO
• REVERSÃO
• SUSPENSÃO
• SACRIFÍCIO

AÇÕES

deixar para lá, esquecer
passar por uma liberação emocional
aceitar o que existe
entregar-se à experiência
término de lutas
estar receptivo e vulnerável
desistir do controle
aceitar a vontade de Deus
mudar
dar a volta ao mundo
mudar sua mente
mudar as antigas prioridades
ver sob um novo ângulo
derrubar a velha ordem
dar meia volta e mudar o rumo
suspender-se
parar para a reflexão
sentir-se fora do tempo
terum tempo apenas para você
desistir da urgência
viver o momento
esperar pela melhor oportunidade
sacrificar-se
ser um mártir
abandonar as exigências
colocar os interesses próprios de lado
dar um passo para trás e dois para frente
abrir mão por uma grande causa
colocar os outros em primeiro lugar

DESCRIÇÃO

O Dependurado é uma das mais misteriosas cartas no baralho de Tarot. É simples, porém complexa. Ela atrai, mas perturba, é contraditória de incontáveis maneiras. O Dependurado é preocupante porque simboliza a ação de paradoxos em nossas vidas. Um paradoxo é algo que parece contraditório, e mesmo assim é verdade. Esta carta nos presenteia com verdades exatas, mas estão escondidas nos opostos.
Sua maior lição é que nós "controlamos" se deixarmos livre - "venceremos" através da entrega. A figura na Carta 12 faz a última rendição – morrer na cruz de suas próprias dores – ainda que se ilumine com a glória do entendimento divino. Ele sacrifica a si mesmo, mas emerge como o vitorioso. O Dependurado também nos diz que nós podemos "ir para frente" se ficarmos parados. Através da suspensão do tempo, podemos ter todo o tempo do mundo.
Nas leituras, nos lembra que a melhor saída para um problema não é a mais óbvia. Quanto mais quisermos forçar nossa vontade sobre alguém, mais devemos libertá-la. Quanto mais queremos seguir em nosso próprio caminho, mais devemos nos sacrificar. Quanto mais desejamos a ação, deveremos esperar. A ironia é que, conseguindo fazer com que essas contradições se movam, encontraremos o que procuramos.

Tradução do Learning Tarot

A FORÇA


A FORÇA

• RESISTÊNCIA
• PACIÊNCIA
• COMPAIXÃO
• CONTROLE SUAVE

AÇÕES
mostrar resistência
entender que consegue resistir
ter um espírito corajoso
sentir uma resolução inabalável
ter esperança à despeito da derrota
ter força
ser uma rocha
ser paciente
relacionar-se calmamente com a frustração
concordar com os outros
dar um tempo
manter a compostura
refutar a cólera
demonstrar paciência
ter compaixão
dar bastante espaço aos outros
tolerar
entender o que os outros estão sentindo
aceitar
esquecer as imperfeições
ser benévolo
alcançar um controle suave
persuadir
trabalhar com
orientar indiretamente
ser capaz de influenciar
misturar forças com benevolência
demonstrar a força do amor

DESCRIÇÃO

Usualmente pensamos na força em termos físicos – grandes armas, pernas fortes – mas há também a força interna. A Força interna vem de exercitar o músculo do coração. É perseverança, coragem, decisão e tranqüilidade – qualidades que nos ajudam a agüentar tempos difíceis. No passado, da pessoa com força interna diziam comumente que tinha caráter; poder-se-ia contar com ele ou ela nos momentos difíceis. A Carta 8 representa esta energia de tranqüila determinação. A Força não é uma carta ofuscante, mas sólida e confiável.
Também representa paciência e compaixão. Ficar nervoso é fácil quando a coisa azeda, mas comportar-se calmamente na frustração traz grande força. Então aceite os outros e esqueça os erros. Nós precisamos de força para moldar as situações suavemente. A Carruagem controla através da maestria e da autoridade. A Carta 8 é mais sutil, até mesmo amorosa. Repare como o leão (ele próprio um símbolo de força) é guiado e domado pela mulher de mãos gentis.
Aparecerá em uma leitura quando essas qualidades são necessárias. Pode ser para te lembrar para não se desesperar nem desistir. Você tem a força interior para agüentar e triunfar. Se você está agindo severamente, precisa retroceder por um momento e ser paciente. Se outra pessoas ou circunstância estão te deixando louco, lembre que a força chega através do amor e da contenção. Estes serão seus guias através dos momentos difíceis.

Tradução do Learning Tarot

RODA DA FORTUNA


RODA DA FORTUNA

• DESTINO
• VIRADA
• MOVIMENTO
• VISÃO PESSOAL


AÇÕES
sentir, perceber o destino
usar o que as chances oferecem
perceber que os fios da vida estão entrelaçados
entender como os fios da vida se entrelaçam
encontrar oportunidades nos incidentes
estar aberto à sorte
sentir a mão do destino
testemunhar milagres
estar em um momento decisivo
reverter
movimentar-se numa direção diferente
reviravolta
ter uma mudança de sorte
alterar o curso presente
ser surpreendido com uma volta dos acontecimentos
sentir-se em movimento
experimentar mudanças
aumentar a velocidade do passar do tempo
ser arrastado por novos desenrolares
restituir um mundo de atividades
estar envolvido
ter uma visão pessoal
ver como tudo está conectado
tornar-se mais sábio
descobrir os padrões e ciclos
expandir sua visão de mundo
ganhar uma maior perspectiva
descobrir sua função e propósito

DESCRIÇÃO

Na mitologia grega, há três mulheres conhecidas como Destino. Elas são responsáveis por tecer o destino de cada pessoa e seu nascimento. Não é surpresa que as “Destino” são fiandeiras porque a Roda da Fortuna é uma imagem apropriada, uma volta alusiva ao destino do homem. Este é o tema da Carta 10.
A Roda da Fortuna é uma das poucas cartas dos Arcanos Maiores que não têm uma figura humana como ponto principal. Isto porque seu tema central é sobre o reino humano – no nível mais alto (nuvens) onde os destinos de todos são tecidos em conjunto, na tapeçaria da vida. O tarot reconhece que cada pessoa faz seu próprio caminho na vida, mas também é submetido a grandes ciclos que o incluem. Nós experimentamos eventos inesperados que parecem ser acidentes, embora sejam parte do grande plano.
Nas leituras, pode indicar visões ou realizações que te fulminam com grande força. Se você estava lutando com um problema ou situação difícil, esta carta pode sinalizar que você encontrará a resposta se der um passo atrás e olhar tudo por uma ampla perspectiva.
A Roda da Fortuna também representa encontros inesperados e viradas do destino. Você não pode predizer as surpresas; consegue apenas sentir quando uma “circula” ao seu redor. Sem dúvida, a Carta 10 freqüentemente sugere atos de reviravolta – mudanças de direção, repetição de ciclos e movimento rápido. Quando a energia da Roda chega, você sentirá a velocidade da vida aumentar. Você será capturado por um ciclone que te depositará em qualquer lugar. "Dando voltas e voltas ela vai, e onde ela pára, ninguém sabe".

Tradução do Learning Tarot

O Eremita


O EREMITA
INTROSPECÇÃO
PROCURA
• GUIA
• SOLIDÃO


AÇÕES
ser introspectivo
achar que as coisas são excessivas
focalizar seu interior
menor concentração nos sentidos
acalmar a si mesmo
procurar por respostas dentro de si
necessidade de entendimento
procura
procura por um maior entendimento
procurar por algo
querer a verdade a qualquer custo
continuar sua busca pessoal
necessitar sempre mais
desejar uma nova direção
recebendo/dando direcionamento
receber/ser um mentor
aceitar/ofertar ensinamentos
receber estudo / ser um guru
ter/ser um professor confiável
ser ajudado/ajudar
procurar a solidão
necessidade de estar sozinho
desejar o silêncio
retirar-se do mundo
experimentar a reclusão
desistir das distrações
retrair-se a um mundo privado

DESCRIÇÃO

O Eremita tradicional é um rabugento, um cara barbudo que se retira da companhia dos homens para viver uma vida reclusa e sofrida. A carta 9 sustenta esse entendimento. O Eremita representa o desejo de afastar-se das conquistas e desperdícios da sociedade para se focar no mundo interior. Ele procura respostas que partam de dentro e sabe que elas virão apenas com a quietude e a solidão.
Chega um ponto na vida quando começamos a questionar o óbvio. Nós percebemos que há uma realidade mais profunda e começamos a procurá-la. Esta é principalmente uma busca solitária porque as respostas não vivem no mundo externo, mas em nós mesmos. O Eremita na Carta 9 nos faz lembrar de Diógenes, o grego ascético que diziam sair com uma lanterna na mão para procurar um homem honesto. Diógenes é um símbolo da procura pela verdade que O Eremita tem esperança de descobrir pelo desnudamento de todas as diversões.
Nas leituras, freqüentemente sugere a necessidade de um tempo só – um período de reflexão quando as distrações são limitadas. Nos momentos de ação e desperdício de energia, ele permanece tranqüilo e centrado, isso serve para criar um equilíbrio. Também indica que a retirada e o retraimento é uma cautela necessária para o momento. Além disso, O Eremita pode representar a procura por qualquer coisa, especialmente por um entendimento profundo ou a verdade de uma situação. "Procure e encontrará", diziam, e então O Eremita significa ser guiado também. Podemos receber ajuda de professores mais sábios, e, dessa forma, ajudar os outros através do nosso progresso.

Tradução do Learning Tarot

A JUSTIÇA


A JUSTIÇA

JUSTIÇA
• RESPONSABILIDADE
• DECISÃO
• CAUSA E EFEITO


AÇÕES

respeito pela Justiça
insistir na lealdade
agir de acordo com princípios éticos
estar envolvido em questões legais
compromisso com a honestidade
procurar a igualdade
ser imparcial
tentar fazer o que é certo
assumir a responsibilidade
acertar velhas contas e débitos
ser responsável
admitir a verdade e o envolvimento
cuidar da situação
fazer o que deve ser feito
preparar-se para uma decisão
pesar todos os lados para tomar uma decisão
preparar o caminho do futuro
balancear todos os fatores
determinar a ação correta
escolher com muita consciência
entender as causas e efeitos
aceitar os resultados do que você criou
entender como você escolhe as situações
reconhecer a atuação do karma em sua vida
conhecer o que faz sentido
fazer conexões entre eventos

DESCRIÇÃO
Na Carta 8 vemos a figura costumeira da Justiça. Ela tem a balança do julgamento equilibrado e imparcial em uma mão, e a espada da decisão em outra. No tarot, representa o entendimento de que a vida, no final das contas, é honrada e justa. Mesmo que os caprichos do dia-a-dia nos façam duvidar disso, a carta mostra que há um balanço divino. Note a similaridade entre o Imperador e a Justiça. Ambos querem dizer ordem universal; O Imperador nas estruturas fundamentais (materiais), a Justiça, na ação do karma - causa e efeito.
Há uma sensação pesada na Carta 8 – a aparência de uma sala de julgamento. Ela se refere a questões legais de todos os tipos, mas não está restrita a elas. A corte é o local onde julgamentos são feitos e decisões são tomadas. Nosso sistema legal é a arena oficial na qual exploramos os princípios da Justiça - lealdade, imparcialidade e a busca da verdade.
Nas leituras, freqüentemente aparece quando você está preocupado em fazer o que é certo ou ter certeza que se redimiu de sua dívida. Esta carta também pode aparecer quando sente o impacto de erros do passado ou de boas ações. O motivo de colocar em funcionamento tudo isso, de uma vez, é que agora retorna para você os efeitos de suas atitudes.
Algumas vezes a Justiça é um sinal do que precisa ser feito. A hora chega quando as responsabilidades precisam ser aceitas, e as contas devem ser quitadas. O passado continuará a assombrar se não reconhecer seus erros e indenizar os prejudicados. Você precisa decidir cuidadosamente e tomar decisões importantes sobre o curso do futuro.

Tradução do Learning Tarot