quarta-feira, 30 de abril de 2008

A MORTE


MORTE
• FIM
• TRANSIÇÃO
• ELIMINAÇÃO
• FORÇAS INEXORÁVEIS

AÇÕES


fim
fechar uma porta e abrir outra
terminar alguma coisa
completar um capítulo
concluir negócios interminados
mandar o passado embora
estar numa encruzilhada
passar por uma transição
mudar de status
mover-se do conhecido para o desconhecido
estar exposto ao acaso
esperar no meio de uma situação
estar no meio
eliminar os excessos
eliminar o que não é necessário
livrar-se de velhas atitudes
ficar “no osso”
concentrar-se no inicial
voltar às bases
experimentar forças inexoráveis
estar no curso de uma mudança envolvente
ser pego pelo inescapável
passar por uma experiência que não pode evitar
fazer parte de um poderoso movimento
tomar as rédeas do seu destino
aceitar o inevitável

DESCRIÇÃO

Morte! Realmente, uma poderosa energia. Quem consegue olhar no escuro, o esqueleto da figura na Carta 13 e não sentir um desconforto? Aqui vemos a face de nosso medo profundo – nosso grande desconhecido. Nós recuamos diante da Morte porque pensamos que ela é a aniquilação. No tarot (e na vida, eu diria) a Morte não é o fim permanente, mas uma transição para um novo estágio. A vida é eterna em sua essência, mesmo que não seja em sua forma. Para crescer, para mover, para viver – nós devemos "morrer" no velho para poder nascer no novo.
É um truísmo no tarot trabalhar de forma que a Carta 13 raramente não tenha nada a ver com a morte física. Um tarólogo responsável nunca a interpreta desta maneira porque esta visão é muito limitada. A Morte não é algo que acontece apenas em nossos corpos. Ela acontece continuamente, em muitos níveis e não apenas no físico. Em cada momento nós morremos no presente para que o futuro possa se desvelar.
Nas leituras, freqüentemente representa um fim importante que iniciará uma grande mudança. É o sinal do fim de uma era; um momento quando uma porta se fecha. Em tais ocasiões, pode haver tristeza e relutância, mas também alívio e sentimento de completude. A Morte também sugere uma volta aos princípios. Morrer como uma forma de se concentrar no que é importante. Esta carta te lembra de cortar o que é desnecessário. Também pode significar que você experimentará uma força inexorável. A Morte é inevitável, e algumas vezes há eventos que são inescapáveis também. Quando esses momentos ocorrem, a melhor maneira é lidar com seu destino e ver aonde ele vai te levar.

Tradução do Learning Tarot

Nenhum comentário: