segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Angústia e Relacionamento



Assisti no Café Filosófico na Rede Cultura de Televisão um programa em que Ivan Capelatto abordou um tema deveras instigante sobre Amor e Angústia, tema o qual, todos nós tarólologos nos deparamos em nossas consultas. As queixas são similares na maioria das consultas, salvo raras exceções.


Ivan ressalta que a Angústia é a mãe do medo, do amor, do ódio e que não existe a possibilidade do homem viver sem ela. A angústia é e será sempre eterna.

O homem necessita fazer vínculos, acreditar numa religião justamente para aplacar a dor da angústia de não saber de onde vem e nem para onde vai . Estamos sós nesta bolinha azul que gira num grande galáxia e isso angustia, a dúvida angustia.


Se acredito que Deus é bom e nutro minha fé nessa bondade, quando por exemplo, perco um ente querido de forma trágica, meus familiares me dizem: Deus quis assim, faz parte de seu Karma. Que Deus bom é esse, que não poupou a vida deste meu familiar? Onde está Deus? E a terrível angústia volta a afligir meu coração e pensamentos.O que é Deus? Será que estou sózinho mesmo?


O fato da angústia ser eterna faz com que o homem para poder sobreviver crie vínculos e procure parcerias. Hoje está na moda o ficar. O problema do ficar é mascarar a angústia e não sair da fase narcísica, ou seja, quanto mais meninas (os) eu fico, mais eu me acho gostoso(a) e fico mais autocentrado , ou seja, mais fechado. A relação de amor só começa depois de passada a fase narcísica de possuir alguém e fazer alarde de como você é bom!


Uma das características da fase narcísica é acreditar na onipotênciade de que vai mudar o outro no futuro da relação ou no casamento. Quando estamos narcísicos dizemos: Ele ronca, mas é uma gracinha roncando, mas lá na frente do relacionamento o ronco deixa der ser bonitinho e torna-se angustiante, irritante...


Uma relação afetiva passa por várias fases. Da fase narcísica e social, o casal sai com amigos, vai a barzinhos, começa a fase psicológica das reclamações e angústias paralelas. A mãe de um deles tem diabetes e preocupa, o outro tem problemas na empresa em que trabalha, enfim, a realidade toma conta da relação. Mesmo que haja carinho e afeto existem preocupações e aí torna-se maduro e essencial que se tenha paciência e ouvidos para escutar as angústias do outro, ou o que o mais forte dentro da relação tenha essa compreensão e cuide de seu parceiro(a).


Relacionamento afetivo e casamento só dão certo se ambos tiverem estrutura para aguentar frustrações.Ninguém vive uma lua- de -mel eterna!


No ritual de casamento o padre faz o anúncio da angústia: Na saúde e na doença, na tristeza e na alegria até que a morte (física ou não) vos separe.A angústia é anunciada para todos e repetida pelos noivos!


Ser feliz numa relação é ter a capacidade de trocar angústias e existe romantismo nisso!Se existe angústia por conta de problemas materias ou problemas com os filhos é necessário que o mais forte dentro da relação apresente soluções para seu companheiro e não varra a angústia para debaixo do tapete. As angústias entre o casal necessitam ser renovadas e administradas com sabedoria e cuidado. Isso sim é amor de verdade!


Repasso a entrevista por achá-la profunda e sábia!

Tarô : O Carro


VITÓRIA
FORÇA DE VONTADE
AUTO-AFIRMAÇÃO
CONTROLE SEVERO

alcançar a vitória
alcançar seu objetivo
vencer, ser bem sucedido dominar, estar no topo
vibrar com a competição
usar a força de vontade
estar determinado a ter sucesso
focado em sua intenção
estar acima das tentações
não permitir-se nenhuma distração
sustentar seu empenho
concentrar suas energias
fixar-se num objetivo
auto-afirmação
focalizado no ego
estabelecer uma identificação
conhecer quem você é
sentir-se auto-confiante
ter fé em si mesmo
cuidar de seus interesses
alcançar controle total
sobrepujar as emoções
frear os impulsos
manter a disciplina
conter a raiva
entender seu caminho
assumir as rédeas do poder
mostrar autoridade

A figura de Júlio César monta essa carruagem triunfalmente em direção a Roma. Ele venceu seus inimigos e conquistou vastas e novas terras. Este é o espírito da Carruagem. A Carta 7 representa a vitória que é possível alcançar através da força de vontade e do auto-controle. A imagem do militar é apropriada porque esta carta significa a resistência associada ao combate - disciplina, coragem, determinação e assertividade.
A Carruagem representa os aspectos positivos do ego. Um ego saudável é forte e repleto de segurança. Ele sabe o que quer e como obter. Podemos nos perturbar com alguém cujo ego é tão saudável, que freqüentemente nos voltamos para ela, para que nos guie em momentos difíceis. Nós sabemos que ele ou ela não será um fracote.
Nas leituras, freqüentemente aparece quando o controle severo está ou estará em evidência. Na melhor das hipóteses, o controle não é brutal, mas firme e direto. É respaldado por uma grande força de vontade e imensa segurança. Esta carta pode significar auto-controle ou o controle do meio-ambiente. Também representa vitória. Há muitos tipos de vitória; a Carruagem é do tipo ganhar ou perder. Seu sucesso vem da derrota de outro numa competição, na qual se torna o número um. Tais momentos se tornam gloriosos em circunstâncias apropriadas.
Traduçãp: Learning Tarot

Tarô : Os Amantes, O Enamorado


RELACIONAMENTO
SEXUALIDADE
CRENÇA PESSOAL
VALORES
AÇÕES
relacionar-se com os outros
estabelecer ligações
sentir amor
formar uma união ou casamento
confirmar parentescos
simpatizar com os outros
chegar mais perto
fazer conexões
estar íntimo
ser sexual
procurar uma união
experimentar desejos
fazer amor
abrir-se a relacionamentos
responder com paixão
sentir atração física
sugar a energia interna
estabelecer crenças pessoais
examinar opiniões que recebe
compreender onde se sustenta
permanecer fiel a si mesmo
ter sua própria filosofia
guiar-se por seus próprios padrões
faze seu próprio pensamento
determinar valores
esforçar-se
escolher entre o certo e o errado
encarar uma escolha ética ou moral
repelir a teoria de que os fins justificam os meios
descobrir com o que você se importa
DESCRIÇÃO
Os Amantes é a única carta que é fácil de lembrar. Amor e sexo são assuntos fixos e, como você esperava, essa carta representa ambos. O desejo por uma união é poderoso, e, nesta forma elevada, nos leva além de nós mesmos. Isto porque um anjo abençoa o laço entre o homem e a mulher nesta carta.
Nas leituras, freqüentemente se refere a uma relação que é baseada em amor profundo – uma poderosa força sobre todos. O relacionamento pode não ser sexual, embora freqüentemente seja ou será. Os Amantes pode representar a força de atração que liga quaisquer duas entidades em um relacionamento – podem ser pessoas, idéias, movimentos ou grupos.
A Carta 6 também pode significar uma escolha rígida e o questionamento que surge com ela. Em alguns baralhos, mostra um homem entre duas mulheres - uma virgem e uma sedutora. De preferência um ultrapassado triângulo simboliza os grandes dilemas quando tentamos escolher entre o certo e o errado.
Os Amantes pode indicar uma encruzilhada ética ou moral – um ponto decisivo onde você deve escolher entre a estrada principal e o caminho alternativo. Esta carta também pode representar suas crenças pessoais porque faz você se decidir se deve permanecer onde está. Seu próximo caminho pode significar ir contra aqueles que te encorajam a ir numa direção que é errada para você.
Tradução do Learning Tarot

O Papa, o Hierofante


EDUCAÇÃO
FÉ NO SISTEMA
CONFORMIDADE
IDENTIFICAÇÃO COM O GRUPO

AÇÕES
obter educação
perseguir o conhecimento, tornar-se informado, aumentar o entendimento, estudar e aprender, procurar um profundo significado, descobrir mais
ter crença no sistema
repartir o patrimônio cultural, aprender uma tradição religiosa, cumprir cerimônias e rituais, identificar-se com uma visão de mundo, seguir uma disciplina, conhecer onde colocar sua fé,
adequar-se
seguir as regras, ter uma visão conservadora, permanecer nos padrões convencionais, adaptar-se ao sistema, adaptar-se cooperar com o programa, fazer o que é esperado ,fazer parte de uma Instituição
identificar-se com um grupo
estar comprometido com uma causa, devotar energia ao grupo, união e organização, trabalhar como parte de um time,
sentir-se leal aos outros, fazer parte de um ambiente institucionalizado.

DESCRIÇÃO
Exceto em casos raros, todo homem cresce e se desenvolve dentro de uma cultura. Nós aprendemos sobre a vida com os outros. O Hierofante representa este ensino oficial, especialmente nos grupos. Ele é alguém que interpreta os conhecimentos secretos. Na Carta 5 vemos uma figura religiosa no ambiente formal de uma igreja. Está vestindo vestimentas elaboradas no seu ofício. Sua tarefa é trazer os dois iniciados para a igreja para então eles exercerem suas funções.
Além das igrejas, há as escolas, clubes, times, companhias e sociedades. O Hierofante representa todas elas porque seu reino é o dos grupos estruturados com regras e funções determinadas. Como o meio-ambiente, enfatiza a crença nos sistemas – fatos, regras, procedimentos e rituais. Membros são recompensados por seguir as convenções. Ele desenvolve a identidade de grupo. O Hierofante é uma das três cartas que são focadas no grupo. (O 3 de Copase o 3 de Ouros são as outras).
Nas leituras, freqüentemente representa aprendizado com experts ou sábios professores. Esta carta também significa instituições e seus valores. É um símbolo da necessidade de adequar-se às regras ou situações fixas. Quando aparece pode mostrar que o consulente está lutando com uma força que não é inovadora, individual, ou estimulante. Os grupos podem enriquecer ou reprimir, depende das circunstâncias. Algumas vezes nós precisamos seguir uma programação ou abraçar uma tradição, em outras, precisamos confiar em nós mesmos.

Tradução do Learning Tarot