O que é Analogia


Analogia : sobre, acima, elevação, ação de elevar, de arrebatar para o alto.O termo "analogia" portanto, dá a entender que se trata de uma relação em sentido ascendente. Dois objetos estão unidos por uma relação de analogia estão conectados por cima: é em seus aspectos superiores , e por eles, que os entes podem estar em analogia.O que estabelece uma analogia entre dois entes, portanto, não são as similitudes que apresentam no mesmo plano, mas o fato de que emanam de um mesmo princípio, que cada qual representa simbolicamente a seu próprio modo e nível de ser, e que contendo um em outro, é forçosamente superior a ambos.Um exemplo de analogia: O ouro ao mel,o mel ao leão,o leão ao rei, o rei ao sol, o sol ao anjo, o anjo ao Logos.
Olavo de Carvalho
O erro é achar que analogia é igual, similar.Em vários livros encontramos a informação deformada da velha frase: O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é igual ao que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa.( Hermes Trimegistos).A tradução é : O que está abaixo é análogo ao que está em cima e não igual.
Um outro exemplo: a bôca é análoga ao estômago, mas não é igual.Um outro exemplo de analogia para ilustrar melhor o seu significado:a b- = -b y
Uma analogia é uma relação de equivalência entre duas outras relações.As analogias têm uma forma de expressão própria que segue o modelo: A está para B, assim como C está para D. Por exemplo, diz-se que: "Os patins estão para o patinador, assim como os esquis estão para o esquiador". Ou seja, a relação que os patins estabelecem com o patinador é idêntica à relação que os esquis estabelecem com o esquiador.A maior parte das pessoas achará a analogia dos esquis/patins verdadeira. No entanto, é extremamente dificil estabelecer de forma rigorosa porque é que é verdadeira. Normalmente, as analogias são fluidas e uma análise mais detalhada poderá revelar algumas imperfeições na comparação. Afinal, esquiar e patinar são actividades parecidas, mas não são exactamente iguais.
Wikipidia

Comentários

Liane disse…
Olha adorei teu blog, eu pesquiso sobre tarô a muito, vou sempre esta lhe visitando. visita me blog,
http://lianeazevedo.zip.net
Vera Chrystina disse…
Oi Liane,

Muito obrigada pelo carinho!

Um beijo!

Postagens mais visitadas